|
|
Registros recuperados : 5 | |
1. | | BIANCHINI, F.; BIANCHINI, P. C.; MACHADO, P. H.; COSTA, T. P. da; ABIKE, S. R.; BARRETO, R. M. F. Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano. In: BATISTA, J. A. O.; CURADO, F. F.; NOTAROBERTO, M. C. G.; PACHECO, L.; FERREIRA, E. do C. L. (Ed.). Juventudes, identidades e saberes agroecológicos: relatos sobre experiência e diálogos entre o Pedagroeco e a Pedagogia Griô no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2020. cap. 4, p. 88-121 il. color. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
2. | | COSTA, T. P. da; MARTINS, D. R. P.; GUIRRA, B. S.; FERREIRA, M. A. J. F.; SILVA, A. C. da; BIANCHINI, P. C. Banco pedagógico da agrobiodiversidade. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul. 2018. Suplemento. Edição dos Anais do 10 Congresso Brasileiro de Agroecologia; 6 Congresso Latino-americano de Agroecologia; 5 Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF, set. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
| |
3. | | COSTA, T. P. da; MARTINS, D. R. P.; GUIRRA, B. S.; FERREIRA, M. A. J. F.; SILVA, A. C. da; BIANCHINI, P. C. Banco pedagógico da agrobiodiversidade. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul. 2018. Suplemento. Edição dos Anais do 10 Congresso Brasileiro de Agroecologia; 6 Congresso Latino-americano de Agroecologia; 5 Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF, set. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
4. | | BIANCHINI, P. C.; BIANCHINI, F.; MARINHO, C. M.; CARVALHO NETO, M. F.; FERREIRA, M. A. J. F.; COSTA, T. P. da. Núcleo de Agroecologia do Semiárido. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul. 2018. Suplemento. Edição dos Anais do 10 Congresso Brasileiro de Agroecologia; 6 Congresso Latino-americano de Agroecologia; 5 Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF, set. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
| |
5. | | BIANCHINI, P. C.; BIANCHINI, F.; MARINHO, C. M.; CARVALHO NETO, M. F.; FERREIRA, M. A. J. F.; COSTA, T. P. da. Núcleo de Agroecologia do Semiárido. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, jul. 2018. Suplemento. Edição dos Anais do 10 Congresso Brasileiro de Agroecologia; 6 Congresso Latino-americano de Agroecologia; 5 Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF, set. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
Registros recuperados : 5 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
22/01/2021 |
Data da última atualização: |
22/01/2021 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
BIANCHINI, F.; BIANCHINI, P. C.; MACHADO, P. H.; COSTA, T. P. da; ABIKE, S. R.; BARRETO, R. M. F. |
Afiliação: |
FABRICIO BIANCHINI, CPATSA; PAOLA CORTEZ BIANCHINI, CPATSA; PRISCILA HELENA MACHADO, Engenheira-agrônoma. Projeto Bem Diverso, Petrolina, PE; TIAGO PEREIRA DA COSTA, IRPAA; SONIA RIBEIRO ABIKE, Cientista social. Movimento de Mulheres Negras, Santa Maria da Vitória, BA; REBECA MASCARENHAS FONSECA BARRETO, UNIVASF. |
Título: |
Diálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
In: BATISTA, J. A. O.; CURADO, F. F.; NOTAROBERTO, M. C. G.; PACHECO, L.; FERREIRA, E. do C. L. (Ed.). Juventudes, identidades e saberes agroecológicos: relatos sobre experiência e diálogos entre o Pedagroeco e a Pedagogia Griô no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2020. |
Páginas: |
cap. 4, p. 88-121 |
Descrição Física: |
il. color. |
ISBN: |
978-65-86056-55-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste capítulo, as quatro experiências descritas ? 1) a construção coletiva do plano de vida do povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema, em Petrolina, PE; 2) oficina de comunicação popular Arte&Cultura&Educação da Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA; 3) novembro negro: mês de reflexão e desconstrução do preconceito e o racismo; e 4) a Pedagogia Griô como estratégia educacional no ensino e extensão da etnobiologia ? representam a aplicação prática da Pedagogia Griô para a construção de diálogos interculturais, da diversidade sociocultural do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano (TSSF). Elas fazem parte das ações e dos projetos executados pelo Núcleo de Agroecologia da Embrapa Semiárido em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão, pela Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA, Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista, PE, e Universidade Federal do Vale do São Francisco. |
Palavras-Chave: |
Comunidade tradicional; Escola Família Agrícola de Sobradinho; Modo de vida; Pedagogia Griô; Povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema; Vale do São Francisco. |
Thesagro: |
Comunidade Rural; Educação Cooperativa; Sociologia Rural. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/220523/1/Cap-4-Bianchini-Dialogos-Interculturais.pdf
|
Marc: |
LEADER 02235naa a2200313 a 4500 001 2129489 005 2021-01-22 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-86056-55-6 100 1 $aBIANCHINI, F. 245 $aDiálogos interculturais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano.$h[electronic resource] 260 $c2020 300 $acap. 4, p. 88-121$cil. color. 520 $aNeste capítulo, as quatro experiências descritas ? 1) a construção coletiva do plano de vida do povo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema, em Petrolina, PE; 2) oficina de comunicação popular Arte&Cultura&Educação da Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA; 3) novembro negro: mês de reflexão e desconstrução do preconceito e o racismo; e 4) a Pedagogia Griô como estratégia educacional no ensino e extensão da etnobiologia ? representam a aplicação prática da Pedagogia Griô para a construção de diálogos interculturais, da diversidade sociocultural do Território Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano (TSSF). Elas fazem parte das ações e dos projetos executados pelo Núcleo de Agroecologia da Embrapa Semiárido em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Algodão, pela Escola Família Agrícola de Sobradinho, BA, Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista, PE, e Universidade Federal do Vale do São Francisco. 650 $aComunidade Rural 650 $aEducação Cooperativa 650 $aSociologia Rural 653 $aComunidade tradicional 653 $aEscola Família Agrícola de Sobradinho 653 $aModo de vida 653 $aPedagogia Griô 653 $aPovo indígena Atikum da Terra Indígena Jurema 653 $aVale do São Francisco 700 1 $aBIANCHINI, P. C. 700 1 $aMACHADO, P. H. 700 1 $aCOSTA, T. P. da 700 1 $aABIKE, S. R. 700 1 $aBARRETO, R. M. F. 773 $tIn: BATISTA, J. A. O.; CURADO, F. F.; NOTAROBERTO, M. C. G.; PACHECO, L.; FERREIRA, E. do C. L. (Ed.). Juventudes, identidades e saberes agroecológicos: relatos sobre experiência e diálogos entre o Pedagroeco e a Pedagogia Griô no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|